Governo abre consulta pública sobre incluir vacina contra dengue no SUS

Avaliação inicial da Conitec foi favorável à incorporação da vacina Qdenga para públicos a serem definidos pelo PNI

O Ministério da Saúde abre nesta quinta-feira (7) uma consulta pública para avaliar a proposta de incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina contra a dengue, Qdenga, já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em reunião realizada nesta quarta-feira (6), a Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação da vacina, inicialmente destinada aos locais de maior incidência de proliferação de dengue e públicos prioritários, como idosos. Essa distribuição caberá ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A decisão do Conitec de avançar com os trâmites para a vacina contra a dengue entrar no PNI levou em consideração o cenário epidemiológico em algumas localidades e julgou necessário incluir mais uma alternativa para enfrentar a doença.

Apesar da recomendação, a incorporação da vacina está condicionada a uma proposta de redução de preço pela fabricante. Segundo o Ministério da Saúde, o valor por dose, de R$ 170, ainda é classificado como alto pelo governo federal. “Nesse preço, o valor é duas vezes maior que as vacinas mais caras incluídas no programa”, disse a pasta em nota.

A demanda para avaliação da tecnologia foi submetida pela empresa japonesa Takeda Pharma, fabricante da Qdenga. Nos dados avaliados pela comissão, foi verificada eficácia geral na redução da hospitalização em 84% dos casos de dengue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui