O Ministério Público da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), cumpre mandado de busca e apreensão contra a secretária de administração da Paraíba, Livânia Farias, na terceira fase da Operação Calvário. Outras nove pessoas também são alvo de mandados de busca e apreensão em João Pessoa, Sousa e no Rio de Janeiro.
O G1 tentou contato com a defesa da secretária Livânia Farias, mas as ligações não foram atendidas.
A Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e a Improbidade Administrativa (CCRIMP) também participa da ação. A Operação Calvário, que apura desvio de dinheiro público repassado à Cruz Vermelha e ao Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP), organizações sociais que administram hospitais da Paraíba
O objetivo dessa fase da Operação Calvário é cumprir mandados de busca e apreensão contra Livânia Maria da Silva Farias e outras dez pessoas, entre elas, o marido de Livânia, Elvis Rodrigues Farias, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Sousa, Carlos Pereira Leite Júnior, conhecido como Koloral Júnior. A decisão foi do desembargador do Tribunal de Justiça Ricardo Vital de Almeida, presidente da Câmara Criminal.
De acordo com o vereador Koloral Júnior, ele está tranquilo com a investigação. Foi necessário solicitar a presença de um chaveiro apra abrir a residência dele, porque ele não ouviu os chamados do Gaeco. "Eu sei da verdade, eu sei o que eu faço, eu sei o que a minha família faz e isso jamais vai ofuscar a gente, quem me conhece sabe que sou um cidadão de bem", declarou.
A operação investiga uma organização criminosa que seria comandada por Daniel Gomes da Silva, responsável por desvios de recursos público, corrupção, lavagem de dinheiro e peculato, por meio de contratos firmados juntos às unidades de saúde da Paraíba, na ordem de R$ 1,1 bilhão.
De acordo com o Ministério Público todos os mandados já foram cumpridos pelo Gaeco, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público do Rio de Janeiro. Foram recolhidos documentos, celulares e outros documentos para que sejam analisados com mais cautela em João Pessoa, na sede do Ministério Público.
Alvos dos mandados de busca e apreensão
- Livânia Maria da Silva Farias – secretária de administração do Estado
- Elvis Rodrigues Farias – esposo de Livânia Farias
- Haroldo Rivelino da Silva – irmão de Livânia Farias
- Haller Renut da Silva – irmão de Livânia Farias
- Gabriella Isabel da Silva Leite – sobrinha de Livânia Farias
- Lucas Winnicius da Silva Leite – sobrinho de Livânia Farias
- Carlos Pereira Júnior (Kolorau Júnior) – sobrinho de Livânia Farias e vice-presidente da Câmara Municipal de Sousa
- Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro – servidora pública e esposa de Josildo
- Josildo de Almeida Carneiro – agente condutor de veículos
- Saulo Pereira Fernandes
- Keydson Samuel de Sousa Santiago – dirigente do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa