Paraíba à missão russa e recebe convite para Fórum do Brics

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quinta-feira (25), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com o presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo, Mikhail Cherepanov, e representantes do evento Brics. Na ocasião, ele apresentou os potenciais econômicos e turísticos da Paraíba e recebeu o convite para a participação do Estado no 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro, em São Petersburgo, na Rússia.

Durante a reunião, o chefe do Executivo estadual fez uma apresentação sobre o Polo Turístico Cabo Branco e a instalação do estaleiro para reparos navais no município de Lucena e destacou as iniciativas do Governo nas áreas da infraestrutura e recursos hídricos. “Essas ações tornam o Estado capaz de receber investimentos da iniciativa privada em vários segmentos da economia, seja no turismo, na agricultura ou na indústria têxtil. Além disso, somos o primeiro Estado do Nordeste no ranking de competitividade, o que é extremamente importante para o nosso desenvolvimento”, frisou.

O gestor também destacou a importância da realização do Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics. “Essa é uma forma diferente da tradicional porque permite a troca de experiências, o que é fundamental, e essa visita de hoje traz para a Paraíba o convite e a apresentação de um projeto para fazer com que as ideias de diversos municípios que compõem os países do Brics possam ser compartilhadas, permitindo investimentos de parte a parte”, comentou.

Por sua vez, Mikhail Cherepanov apresentou ao governador a proposta do Fórum, que visa estimular a cooperação internacional entre os municípios localizados nos países do Brics para fomentar as relações de negócios. O representante do governo russo ressaltou ainda que a ideia do evento é promover um espaço para o fortalecimento dos municípios a partir da apresentação de ações estratégicas em diversas áreas da economia. “Muitos investidores buscam projetos para desenvolvê-los e essa troca de informações viabiliza a execução deles, elevando o patamar de investimentos porque o nosso objetivo é fazer com que a iniciativa privada ajude os projetos públicos a saírem do papel”, declarou.

O advogado representante do evento Brics na Paraíba, Adailton Costa, disse que o convite formulado ao Estado confirma a importância da Paraíba no atual cenário econômico. “A Paraíba tem uma localização geográfica estratégica e é dotada de uma economia diversa, com um grande potencial para o turismo, agronegócio e pesca e ainda apresenta muitas oportunidades de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, e esse evento, que ocorrerá em setembro, permitirá a participação dos municípios em rodadas de negócios para que sejam apresentados projetos viáveis e interessantes para os investidores internacionais”, explicou.

O 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics foi desenvolvido pelo município Kupchino, de São Petersburgo, e prevê fóruns de discussões e mesas de reuniões em diversas áreas.

Os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente); Marialvo Laureano (Fazenda); e Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) estiveram presentes no encontro.

Também participaram da reunião Valter Costa (advogado representante do evento Brics na Paraíba); Henrique Domingues (representante do evento Brics no Brasil); Nilo Gouveia e Eugênio Gondim (representantes do evento Brics no Nordeste); Viktoriia Krylova (1ª secretária do Conselho Municipal de São Petersburgo) e os empresários Sérgio Gama e Sérgio Gama Filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui