Transferência da elefanta Lady tem início nesta segunda-feira em JP

A elefanta Lady que vive no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, ganhará um novo habitat.

Após a realização de uma audiência definitiva de conciliação no dia 30 de outubro, a Justiça Federal definiu que em até 45 dias a elefanta seria transferida para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), uma organização não governamental (ONG), localizada no Mato Grosso. Na manhã desta segunda-feira (25), o transporte que é de responsabilidade total do SEB, será iniciado.

Serão cerca de 3,2 mil quilômetros – cerca de cinco dias – até que Lady chegue ao seu novo lar e possa dividir espaço com outros elefantes. A convivência com outros animais da espécie foi um dos motivos pelos quais a justiça determinou a transferência.

Antes de chegar na Bica, em 2014, Lady passou quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em contêineres. Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa.

A disputa judicial para decidir o destino da elefante que mora na Bica teve início em junho deste ano, quando o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a situação da condição de vida do animal que foi resgatado de um circo.
O procedimento foi aberto depois de denúncias de maus-tratos e após a elefanta derrubar a cerca de proteção e escapar de área protegida na Bica. No final de julho, o laudo entregue ao MPF apontou que a elefanta corria risco de morte, afirmando que o animal estava com a doença que mais mata elefantes em cativeiro no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui