Os guardas municipais que atuam em João Pessoa realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (18) na Câmara Municipal. Eles ocuparam os corredores da Câmara como forma de pressionar os vereadores a tomar um posicionamento a favor da categoria.
Eles aguardam até esta quarta-feira (19) por uma resposta do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, sobre as reivindicações. Ainda amanhã, às 18h, a categoria pretende se reunir em assembleia geral para discutir os próximos passos a serem tomados. “Caso o prefeito não dê uma sinalização positiva para nossos itens de pauta, a categoria vai deliberar paralisação”, alertou o guarda municipal Ricardo Bruno Silva da Costa, que conversou com o ClickPB.
Ricardo ressaltou que o primeiro ponto de reivindicação da categoria é “que o prefeito equipare o nosso salário-base ao salário mínimo, coisa que ele fez da última vez só em 2017. Hoje estamos com uma defasagem de R$ 57 apesar desse aumento linear que ele deu”. Além disso, a categoria reivindica o pagamento da progressão de carreira, que vem sendo indeferida desde 2016.
O último item da pauta é que o prefeito Luciano Cartaxo aprove o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria ainda este ano para que passe a valer em 2021. Ricardo falou ao ClickPB que uma comissão criada em 2019 já finalizou os trabalhos de reformulação do PCCR da categoria.