Hospital de Trauma de João Pessoa suspende visitas a pacientes, cria plantão de visitas e televisitas

A partir desta quinta-feira (19), o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, suspendeu todas as visitas a pacientes por tempo indeterminado. A medida segue a determinação do Governo do Estado, como parte da estratégia para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Contudo, criou paralelamente alternativas para humanizar o atendimento na unidade hospitalar.

A presença de acompanhantes também está restrita. Portanto, somente pacientes idosos com 60 anos ou mais, crianças, pessoas com doenças crônicas e portadores de necessidades especiais terão direito a acompanhantes. Com relação às internações, os custodiados só poderão receber visitas com autorização judicial e limitadas a apenas um visitante.

Para as famílias que não vão poder visitar seus parentes, em trabalho pioneiro no Brasil, o Hospital de Trauma criou o Plantão de Notícia Familiar e Televisita. Este serviço deixa o atendimento ainda mais humanizado, mesmo com todas as circunstâncias do Covid-19. O Plantão de Notícias Familiar funcionará 24h, todos os dias da semana e feriados, inclusive com enfermeiros 24h à disposição da família. É importante ressaltar que através deste telefone 98845-3516, os familiares terão acesso à informação em tempo real e poderão esclarecer todas as suas dúvidas.

Já as televisitas acontecerão com os médicos intensivistas e clínicos em horários previamente determinados e com chamadas de videoconferência, ou seja, chamada de vídeo a beira leito. Os horários serão pré-estabelecidos, veja abaixo como ficarão as televisitas:

UTI geral: lado direito – 14h às14h30 e o lado esquerdo das 14h30 às 15h.

UTI Clínica I – 15h às 15h30; UTI Clínica II – 15h30 às 16h e UPG: 16h às 16h30.

Sala Laranja – 12h às 12h30; Sala Vermelha – 13h às 13h30 e Sala Amarela – 11h às 11h30 (pacientes com 60 anos ou mais).

Já o atendimento ambulatorial (ATP) será mantido com alguns ajustes. A Ortopedia funcionará para consultas a pacientes do pós-operatório de 30 dias, sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras. A Neurologia só atenderá as consultas com pacientes egressos do Hospital de Trauma dos últimos 30 dias, nas terças e quintas-feiras. Para as demais especialidades, os atendimentos ficam suspensos e só os casos selecionados pela comissão de triagem serão avaliados.

A direção hospitalar recomenda aos acompanhantes que não serão permitidas as entradas de pessoas com problemas respiratórios e idosos ou gestantes. Além disso, àquelas que apresentarem algumas comorbidades do checklist da instituição também não estão aptas a entrarem no complexo hospitalar. Veja a lista:

  1. Coriza nasal ou tosse nas últimas duas semanas;
  2. Febre nas duas últimas semanas;
  3. Teve histórico de viagem recente ao exterior ou contato com pessoas procedentes do exterior;
  4. Possui doenças cardiovasculares, diabetes, histórico de neoplasia e uso de corticosteróides;
  5. Se a pessoa está gestante ou com suspeita de gravidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui