O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta sexta-feira (17) que vai prorrogar por mais 15 dias o decreto que estabelece isolamento social na Capital. Com isso, escolas e comércio permanecem fechados e a circulação do transporte coletivo continua suspensa, como forma de combater a disseminação do novo coronavírus.
“Não é uma decisão fácil. Vamos passar 45 dias sem transporte coletivo, mas é uma medida extremamente necessária”, disse em entrevista à TV Cabo Branco. Um Decreto com a prorrogação das medidas restritivas deve ser divulgado ainda hoje.
As aulas também permanecem suspensas na rede municipal de ensino, no entanto, a Prefeitura de João Pessoa vai ampliar o número de escolas que oferecem alimentação a crianças e adolescentes. “Houve um levantamento das escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade e a partir de hoje elas também começam a ofertar alimentação”, afirmou o prefeito.
Conforme o gestor, 50% da população ainda circula pelas ruas da Capital. A meta da PMJP é elevar para 60% a taxa de isolamento social na cidade, percentual recomendado pelo Ministério da Saúde. “Eu sei que todo mundo quer voltar ao seu ritmo normal, mas precisamo fazer isso com segurança. Esse é o momento de ficar em casa”, afirmou.
João Pessoa é o epicentro da Covid-19 na Paraíba, com 142 casos da doença confirmados.