TCE faz alerta sobre má aplicação de gastos ao enfrentamento da covid-19 em Bayeux

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta, em conformidade com o entendimento técnico do Relatório de Acompanhamento da Gestão, ao município de Bayeux em relação à aplicação dos recursos no enfrentamento ao coronavírus nas gestões da prefeita Luciene de Fofinho e do ex-prefeito interino Jefferson Kita.

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta, em conformidade com o entendimento técnico do Relatório de Acompanhamento da Gestão, ao município de Bayeux em relação à aplicação dos recursos no enfrentamento ao coronavírus nas gestões da prefeita Luciene de Fofinho e do ex-prefeito interino Jefferson Kita. De acordo com os conselheiros, o aumento gradativo de número de mortes na cidade por COVID19 tem relação com a má aplicação de recursos e a falta de um plano de controle efetivo da doença na cidade.

De acordo com o Alerta TCE-PB 01742/20, deve ser adotadas medidas de prevenção ou correção, para evitar a elevada taxa de letalidade considerando-se o número de casos COVID19 confirmados e o número de óbitos registrados até 31/08/20, de 5,6% acima da média do estado que é de 2,3%. Além disso, 51% das Despesas da Função Saúde sem classificação por subelemento de despesa ocasionando embaraço ao Controle no acompanhamento dos gastos.

O TCE constatou também que foram usados apenas 36,5% dos recursos recebidos dos Fundos Nacionais de Assistência Social e de Saúde para o enfrentamento do COVID19.  O alerta ressalta que foram usados somente 6,6% dos recursos repassados pelo Governo Federal ao Município sob a forma de Auxílio Financeiro, além do baixo gasto per capita para combater os efeitos do COVID19, na comparação com os demais municípios da Paraíba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui