Começam nesta terça-feira (20) as inscrições para o programa Bolsa Esporte 2020, que integra as ações do Governo da Paraiíba de incentivo à prática esportiva no Estado. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo (Cidadania), durante o programa de rádio, nesta segunda-feira (19).
De acordo com João, serão investidos R$ 3 milhões destinados aos atletas, paratletas e técnicos de rendimento em diversas modalidades esportivas. O edital de abertura das inscrições será publicado no Diário Oficial desta terça (20).
As inscrições serão efetuadas no período de 20 deste mês a 13 de novembro de 2020, no portal do Governo da Paraíba, no endereço paraiba.pb.gov.br no banner com o link do programa. Os interessados farão o download da ficha de inscrição e demais documentos necessários.
O governador João Azevêdo destacou a importância do programa Bolsa Esporte. “É uma bolsa voltada para estas pessoas que representam tão bem a Paraíba, dentro e fora do nosso Estado. São R$ 3 milhões para que, através desse edital, possamos beneficiar também nossos jovens atletas e paratletas que, muitas vezes, dependem de uma bolsa para continuar participando de eventos”, pontuou.
Serão concedidos benefícios nas modalidades:
- Bolsa Representatividade – destinada àqueles que obtiveram bom desempenho representando a Paraíba no passado e não possuem mais índices, no entanto, possuem nomes consolidados
- Bolsa Estudantil – destinada aos que se classificaram em primeiro ou segundo lugares nos Jogos Escolares da Juventude e/ou Paralimpíadas Escolares
- Bolsa Internacional – destinada aos que possuem índices e resultados importantes em competições internacionais
- Bolsa Nacional – para aqueles que possuem índices nas principais competições da respectiva confederação
- Bolsa Institucional – destinada aos técnicos mediante indicação das federações esportivas
Bolsa Esporte
O programa tem o objetivo de incentivar a prática de esportes, sendo destinado aos atletas e técnicos de rendimento das modalidades olímpicas e paraolímpicas, reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, podendo também ser admitidos aos atletas, paratletas e aos técnicos de rendimento de modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Paralímpico Internacional, além das modalidades reconhecidas pela Secretaria Especial de Esportes, do Ministério da Cidadania, sendo reservado o percentual mínimo de 30% das vagas para as mulheres.