A partir desta quinta-feira (7), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas, em João Pessoa, passa a realizar atendimento de forma híbrida, isto é, para casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e para outras doenças. Na quarta-feira (6), a UPA Bancários já havia retomado o atendimento com serviço geral.
As quatro unidades de João Pessoa passaram ao atendimento exclusivo de Covid-19 desde o dia 07 de dezembro devido um novo avanço da pandemia do coronavírus na capital. Além da UPA dos Bancários, os moradores contam com UPAs localizadas nos bairros de Manaíra (Oceania), Valentina (Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (Augusto Almeida Filho). O atendimento de crianças com suspeita de coronavírus está sendo realizado no Hospital Infantil do Valentina.
Enquanto as demais UPAs não são reativadas, a população pode ser atendida, em caso de outras doenças nas seguintes localidades:
- Pediatria: Hospital Municipal do Valentina;
- Gestantes: Instituto Cândida Vargas;
- Urgência e emergência: Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e Hospital Edson Ramalho;
- Traumatologia: Complexo Hospitalar de Mangabeira e Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena.
O secretário de saúde de João Pessoa declarou nesta quarta-feira (6) que as Unidades de Pronto Atendimento de João Pessoa passarão a funcionar normalmente, deixando de prestar atendimento exclusivo a casos de Covid-19.
Em entrevista ao JPB1, Fábio Rocha comentou que a decisão de voltar aos atendimentos de outras especialidades nas UPAs: “[A decisão foi] baseada na necessidade das pessoas de serem atendidas pelos serviços de saúde pré-hospitalar… Nós montamos o fluxo para iniciar hoje nos Bancários, amanhã, provavelmente, esse fluxo será instalado na UPA Oceania e na de Cruz das Armas e com certeza vai chegar na do Valentina”.