O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realizou um censo hospitalar em 17 unidades de saúde do estado referência no tratamento de pacientes com Covid-19 e constatou que 89,4% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos dos hospitais públicos e privados da região metropolitana de João Pessoa estavam ocupados na última sexta-feira (19). Ou seja, dos 170 leitos de UTI públicos e privados desta região, 152 estavam ocupados, restando apenas 18 leitos disponíveis. O levantamento mostrou também que, em Campina Grande, a taxa de ocupação destes leitos era de 52,3% e que, no Sertão, este índice era de 68%, na mesma data. Confira o levantamento
O trabalho do CRM-PB foi realizado por conselheiros que visitaram as unidades de saúde e levantaram os dados junto aos diretores técnicos de cada local. Na Grande João Pessoa, foram visitados cinco hospitais públicos (Prontovida, Santa Isabel, Clementino Fraga, Metropolitano e Hospital Universitário Lauro Wanderley) e dois privados (Unimed e Nossa Senhora das Neves). Em Campina Grande, o trabalho foi realizado em três públicos (Hospital Universitário Alcides Carneiro, Hospital de Clínicas e Pedro I) e dois privados (João XXIII e Santa Clara). Já no Sertão, os dados são de quatro hospitais regionais (Patos, Cajazeiras, Pombal e Piancó) e da UPA de Cajazeiras.
“Estamos vivenciando mais um momento difícil desta pandemia. Apesar do constante aumento do número de leitos nos hospitais públicos e privados, do trabalho incansável dos profissionais de saúde, há uma grande e rápida disseminação do novo coronavírus em nosso estado, resultando na superlotação de algumas unidades de saúde. Nós, do CRM-PB, acreditamos que precisamos trabalhar juntos para amenizarmos os efeitos da pandemia. Os gestores públicos fazendo a estruturação dos serviços de saúde e a sociedade evitando as aglomerações e usando as máscaras corretamente. Precisamos de um trabalho conjunto de nós todos”, alertou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.
O conselheiro Bruno Leandro de Souza, membro da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB e um dos responsáveis pelo censo, ressalta que os dados apresentados refletem a realidade do dia 19 de fevereiro. “Estes números estão em constante mudança, com a internação e alta de pacientes ao longo do dia, além da expansão de leitos da rede. Mas o que vem nos preocupando é a crescente taxa de ocupação dos hospitais públicos e privados do estado e, mesmo assim, as pessoas continuarem promovendo aglomerações, como observamos agora no Carnaval”, afirmou.
Ele ainda acrescentou que a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa já entrou em contato com o CRM-PB informando que já está previsto para o início desta semana uma ampliação de leitos UTI no hospital Santa Isabel. Na sexta (19), o hospital contava com 20 leitos de UTI, estando 18 ocupados. A previsão é que o hospital instale mais 10 leitos de UTI, passando para 30. “Tanto o hospital Santa Isabel, como outros da rede pública e privada, já estão se preparando para uma expansão do número de leitos. O objetivo do CRM é trabalhar em parceria com os gestores, auxiliando com informações e com o que for necessário, além de promover a boa medicina e uma assistência digna aos pacientes”, disse Bruno Leandro.
Números de leitos UTI e enfermaria por região
Em números absolutos, o censo do CRM-PB mostrou que nestas 17 unidades de saúde há 332 leitos de UTI Covid e 245 estavam ocupados, ou seja, um índice de ocupação de 73,8%. Na Grande João Pessoa, são 170 leitos de UTI e 152 ocupados (89,4%), em Campina Grande há 109 leitos de UTI, sendo 57 ocupados (52,3%) e, no Sertão, são 53 leitos de UTI e 36 estavam ocupados (68%).
O levantamento mostra também dados do número de leitos de enfermaria nestas unidades de saúde. Em todo o estado há um total de 466 leitos, sendo que 273 estavam com pacientes, ou seja, uma taxa de ocupação de 58,6%. Se tomarmos os dados por região, mais uma vez, a Grande João Pessoa apresenta taxa de ocupação bem maior que a média estadual: são 232 leitos de enfermaria, sendo 168 ocupados, um índice de 72%. Em Campina Grande, são 167 leitos, 62 ocupados e taxa de 37%. No Sertão, são 67 leitos de enfermaria, 43 ocupados e índice de ocupação de 64%.
O vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques, que também coordenou o censo, acrescenta que desde o período eleitoral, seguido pelas festas de final de ano, verão e carnaval, estão sendo promovidos inúmeros eventos propícios para a disseminação do novo coronavírus. “É preciso bom senso e cuidado com as pessoas que podem desenvolver a forma grave da doença. Estamos apenas iniciando a vacinação em nosso estado, ainda precisamos avançar na imunização e, enquanto isso, temos que manter as medidas de segurança já tão conhecidas de todos nós”, completou Antônio Henriques.