A Paraíba é o 6º Estado mais transparente do país e o 2º do Nordeste. É o que aponta os dados a segunda avaliação da Escala Brasil Transparência (EBT), divulgada pela Controladoria Geral da União (CGU). A nota máxima da avaliação é 10, a Paraíba pontuou uma média de 9,83 e ficou empatado com o Amapá, que também ocupa a sexta colocação no ranking.
Quem lidera como Estado mais transparente é o Ceará com a nota máxima, 10, e vem seguido por Espírito Santo e Minas Gerais, com a mesma média. Os quesitos de transparência dos estados foram avaliados entre abril e agosto de 2020 e considerou o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência.
Confira os 15 primeiros colocados no ranking
Critérios de transparência avaliados
Esta edição da avaliação foi realizada com analises mais abrangentes, em um formato 360º. O estudo realizado foi compreendido em dois blocos, sendo um para análise de quesitos de transparência ativa e outro para os quesitos de transparência passiva (publicação de informações na internet). Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). Ao todo, foram avaliados 691 entes. Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a avaliação contempla os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira.
Nesta avaliação foram incorporados aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.