Com a decisão do Governo Estadual de prolongar o feriado da Semana Santa, antecipando algumas datas, a prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) diminuiu o número de de linhas do transporte público na tentativa de reduzir o fluxo e a mobilidade urbana.
Porém, de acordo com Eduardo Varandas, diretor de Planejamento da Semob-JP, tendo em vista, que até às 9h30 da manhã desta segunda-feira (29), foi registrada a presença de 17 mil usuários no sistema de transporte público da cidade, foi avaliado como necessário o aumento de linhas de ônibus em João Pessoa. A decisão foi em acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur).
A ampliação aumenta para 44 o número de linhas disponíveis aos passageiros do transporte público, principalmente nos horários de pico, entre às 6h e 8h e das 16h30 às 18h. A partir desta terça-feira (30), serão 9 novos itinerários inseridos na programação e acessíveis para quem está precisando se deslocar para atividades consideradas essenciais.
“Numa segunda-feira, quando não é considerado feriado, geralmente a demanda é bem maior do que essa, tendo a média de 110 mil pessoas circulando pelos ônibus o dia todo. No entanto, hoje, houve uma redução significativa, mas ainda percebemos que por termos muitos segmentos em atividade como saúde, construção civil, serviços domésticos, entre outros, isso acaba provocando maior fluxo de pessoas, principalmente no horário de pico entre 6h e 8h, justamente quando estão se deslocando aos locais de trabalho”, explicou o diretor da Semob-JP.
Entre as linhas que passam a circular estão:
109 (Rua do Rio)
210 (Mangabeira/Rangel)
506 (bairro dos Estados)
512 (São José)
517 (Mangabeira/Cidade Verde)
521 (Manaira/Bessa)
522 (Renascer/Carrefour)
523 (Colinas do Sul/Epitácio)
110 (Jardim Planalto)