Para agilizar o fluxo de veículos, principalmente nos horários considerados de pico e, assim, otimizar o tempo que os condutores levam para trafegar entre a ida ao trabalho e o retorno para casa, a tecnologia de semáforos adaptativos utilizada em João Pessoa, denominada ‘TrafGO’, passou por um processo de atualização no sistema. A expectativa da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) é de que a população possa conferir, a partir desta quinta-feira (22), o reflexo desse ajuste do dispositivo para melhorar a mobilidade urbana.
Inicialmente, a tecnologia foi aplicada onde o sistema de “semáforo inteligente” está presente, ou seja, nas avenidas Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra). No total, esses corredores possuem 40 semáforos instalados.
De acordo com o superintendente George Morais, foi observada a necessidade de atualização do sistema já que a central semafórica ainda operava com planos de tempo fixo, o que dificultava bastante para a equipe da Semob-JP fazer a configuração dos tempos dos semáforos, de forma que retratassem a grande variação de fluxo de veículos nos corredores da cidade. “É uma combinação de inteligência artificial com a internet das coisas, trabalhando com os semáforos para otimizar ciclos, defasagens e frações de verde de forma dinâmica, respondendo em tempo real as variações no fluxo de veículos nas vias”, afirmou.
Ainda segundo o superintendente, além de ajustar os tempos dos semáforos automaticamente, esses corredores estão programados para viabilizar a chamada “onda verde”, que mantém o sincronismo dos cruzamentos ao longo de uma rota, permitindo que os veículos trafeguem no corredor com o mínimo de paradas possíveis, principalmente em horários considerados de pico, tanto pela manhã (sentido bairro/centro), quanto no final da tarde (sentido centro/bairro).
Futuramente, o sistema inteligente deve ser levado aos demais semáforos da cidade. “Nossa meta é ter os 221 semáforos de João Pessoa com esse sistema inteligente para que esta modernização seja parametrizada em todas as regiões da cidade”, ressalta George Morais.
Como funciona o sistema – “TrafGO” é fruto de uma parceria entre a empresa Serttel (terceirizada) e a Google, que utiliza dados da plataforma de navegação “Google Maps”, para fazer a otimização dos tempos dos semáforos e a fluidez dos veículos ao longo dos corredores de tráfego da cidade.
A plataforma identifica o deslocamento dos veículos ao longo das vias através dos smartphones dos condutores e passageiros, converte em informações relevantes para os semáforos e calcula em tempo real os parâmetros de tempos e sincronismos que serão enviados para cada cruzamento que faz parte do sistema adaptativo.
O que é “onda verde” – É uma sincronização de semáforos que proporciona aos condutores que estiverem mantendo velocidade média entre 30km/h e 50km/h, probabilidade de seguirem sequências em sinais verdes.