É de conhecimento comum que, nos primeiros meses de vida, os recém nascidos precisam tomar várias vacinas para ficarem protegidos de doenças que podem trazer sérias complicações à saúde. Muitos esquecem, porém, que existem vacinas também para a população adulta.
De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Fernando Virgolino, na rede pública os adultos podem se vacinar contra a hepatite B, tomar a vacina DT (difteria e tétano) e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Além disso, ele explicou que a vacina contra a febre amarela foi incluída no calendário e a vacinação será aberta a todos os menores de 59 anos em breve. Quem tem viagem marcada para áreas endêmicas de febre amarela, já pode procurar um posto de vacinação.
A rede pública de saúde também oferece a vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluxe) para mulheres gestantes. Também há as vacinas de campanha, como a da Influenza (gripe) e a pneumo23, que previne pneumonia e é administrada a idosos acamados ou em instituições de longa permanência, apenas quando há campanhas nacionais.
Para quem possui algum dinheiro para investir na imunização, porém, clínicas privadas oferecem a opção de tomar essas vacinas o ano inteiro, sem precisar esperar pelas campanhas. Há também outras opções de vacinas, como a do HPV, por exemplo, que no SUS só está disponível para adolescentes.
Vacinas contra a hepatite A, catapora e herpes zoster também estão disponíveis em clínicas privadas de vacinação de João Pessoa e ainda não são encontradas na rede pública.
Confira no quadro abaixo todas as vacinas existentes para a população adulta: