Um relatório do ‘Comitê pró Milésimo Gol em João Pessoa’, referente ao gol 1000 do jogador Pelé, divulgou uma pesquisa documental para atestar que o milésimo gol do rei do futebol foi marcado na capital paraibana.
O grupo é formado pela Secretaria de Turismo e Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Paraiba (Singtur-PB), Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba (OAB-PB), Convention Bureau João Pessoa e Associação Paraibana de Imprensa (API). A pesquisa foi realizada entre fevereiro de agosto deste ano.
Pesquisa destaca reportagem do jornalista Valmir Storti, assinada para a Folha de São Paulo, sobre o milésimo gol ter acontecido em João Pessoa e não no Maracanã, como recontam o feito.
“De fato, [gol foi] feito em 14 de novembro de 1969, no estádio José Américo de Almeida (Vila Olímpica), na partida Botafogo-PB 3×0 Santos”, descreve trecho do relatório. O feito de Pelé foi marcado de pênalti em solo paraibano.
O Coordenador do comitê Fábio Henrique ressalta que em 14 de maio de 1995, a Folha publicou o caderno especial intitulado ‘A Paraíba viu o verdadeiro milésimo gol’, com a lista completa dos gols de Pelé. Em fevereiro de 2021, em comemoração aos 100 anos do jornal, a Folha de São Paulo republicou a reportagem com uma das 100 grandes reportagens que marcaram a história do periódico.
O foco do comitê é criar um atrativo da cidade como o local onde Pelé marcou o milésimo gol. “Objetivo é criar imediatamente um novo atrativo turístico na cidade de João Pessoa”, através de algumas ações, sendo uma delas a criação do Dia do Milésimo Gol, a ser comemorado no dia 14 de novembro, além de campanhas publicitárias nos dias do aniversário de Pelé e no dia do gol histórico. e tornar o fato público para a população, mídia e trade turístico.
Mais algumas ações solicitadas ao Gov do Estado para a homenagem:
O relatório traz reproduções de reportagens, reproduções dos conteúdos do jornal impresso da Folha de São Paulo, bem como sugestões para o poder público e trade turístico para abordar o tema.