Mais de 2 mil policiais militares e 345 viaturas fazem parte do esquema de segurança que foi montado para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba. O exame acontece nos próximos dois domingos, 21 e 28 de novembro.
A Operação Enem 2021, que usará vários recursos tecnológicos para auxiliar no policiamento, começa já na próxima sexta-feira (19), com a escolta e proteção dos cadernos e folhas de respostas que serão transportados para as 55 cidades onde vão ser realizadas as provas.
No dia de aplicação do exame, haverá reforço do policiamento a pé em todos os locais de prova, com drones acompanhando o movimento nas proximidades e viaturas circulando nos acessos. O planejamento contempla também intervenções que sejam necessárias para combater casos de perturbações do sossego perto dos locais.
O coordenador de escoltas do Enem, major Onierbeth Elias, disse que a operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social e desenvolvida por vários órgãos.
“É um trabalho realizado por profissionais de vários órgãos. O plano de segurança foi definido após um planejamento que vem sendo feito há quatro meses e estamos prontos para manter a tranquilidade na aplicação das provas aqui na Paraíba, repetindo assim o que foi alcançado em todas as edições anteriores do exame”, disse.
A operação será toda acompanhada, em tempo real, através de três Centros de Comando e Controle, instalados em João Pessoa (Quartel do Comando Geral), Campina Grande (Comando de Policiamento Regional I) e Patos (Comando de Policiamento Regional II), com integrantes dos órgãos envolvidos para solucionar toda e qualquer demanda da segurança.