O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), em João Pessoa, realiza, neste sábado (20), um mutirão de consultas com urologistas e exames para 400 homens. O Dia D, promovido pela Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do hospital, faz parte das atividades referentes ao ‘Novembro Azul’, mês da conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento das doenças inerentes à saúde masculina.
O atendimento será feito em 12 consultórios, durante todo o dia, das 7h às 17h, onde os homens passarão por avaliação médica, exames clínicos e solicitação de outros procedimentos necessários.
A médica e diretora-geral do Hospital Santa Isabel, Adriana Lobão, falou da importância do evento no combate ao câncer de próstata, patologias sexualmente transmissíveis e planejamento reprodutivo.
“Será uma grande ação neste sábado em favor do cuidado masculino, havendo a garantia da continuidade da assistência nas suas diversas demandas”, disse Adriana.
Tendas serão montadas no pátio do hospital para acolhimento e direcionamento dos homens. Para ser atendido, é importante que os pacientes levem cópias e originais dos seguintes documentos: Cartão do SUS de João Pessoa, RG, CPF e comprovante residencial atualizado.
Cuidado durante todo o ano
O projeto da gestão é garantir este cuidado durante todo o ano. No último dia 9, a Prefeitura de João Pessoa lançou a campanha ‘Novembro Azul Sempre’, onde os homens, a partir dos 50 anos, poderão realizar exame PSA, de forma preventiva, no mês de aniversário, assim como ocorre com as mulheres a partir dos 40 anos para a prevenção do câncer de mama e necessitam fazer mamografia.
Cuidados especiais
Durante o Dia D, em uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Sest/Senat, serão ofertados serviços de beleza para os homens, como corte de cabelo, barba e cuidados com a pele.
Alerta
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, até o fim de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com câncer de próstata. Mas, a pior notícia é que a doença causa, aproximadamente, 15 mil mortes por ano. Daí a importância da conscientização sobre a prevenção e tratamento das doenças inerentes à saúde masculina.