O Ministério Público da Paraíba (MPPB) expediu recomendação para que o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), não promova ou autorize a realização da Festa da Luz 2022. O evento está programado para ocorre entre os dias 28 de janeiro a 1° de fevereiro no Parque de Eventos da Cidade, com atrações confirmadas como Wesley Safadão, Xand Avião, João Gomes e Solange Almeida.
No pedido, assinado pela promotora de Justiça Edivane Saraiva de Souza, é citado que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a proibição de grandes aglomerações e que o órgão já afirmou que o mundo está entrando em uma quarta onda de casos de Covid-19. “Países da Europa já enfrentam o ressurgimento de novos casos de coronavírus, com mais de 440 mil novos casos confirmados em menos de 24 horas”, diz a promotora.
A representante do MP aponta que apesar da redução nos números de incidência do novo coronavírus, a transmissão ainda se encontra ativa, de modo que a aglomeração de pessoas, certamente poderá causar um novo surto da doença.
“Um evento público do porte da festa da padroeira da cidade de Guarabira-PB – Festa da Luz, que reúne aproximadamente mais de 400 mil pessoas, torna-se inviável o cumprimento das Normas Sanitárias e de controle da propagação do vírus Covid-19, ante a impossibilidade de manter-se o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, cartão de vacinação, e teste de Covid-19”, escreveu Saraiva.