Uma nota técnica divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na quarta-feira (15), orientando que os municípios otimizem a aplicação das doses da vacina Pfizer contra Covid-19, com novas estratégias. De acordo com a Secretaria Executiva de Saúde, a intenção é fortalecer e aumentar a cobertura vacinal nos 223 municípios do Estado.
Informações da SES apontam que 400 mil pessoas, na Paraíba, ainda estão sem receber a segunda dose do imunizante e, por causa disso, é necessário traçar estratégias para chegar até as pessoas que não estão conseguindo ter acesso ao imunizante.
Segundo o secretário executivo de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, o estado tem a maior cobertura de saúde da família do país, por isso é possível conseguir aumentar a cobertura vacinal com estratégias, como por exemplo: aumentar o horário nas unidades de saúde; para que as pessoas que trabalhem até mais tarde possam ter acesso às vacinas, chegar nas casas das pessoas por meio de agentes comunitários de saúde e ir nos bairros que tenham menor cobertura vacinal e difícil acesso; com estrutura, veículos e as estruturas portáteis de conservação de vacina.
“Nós temos como chegar a essas pessoas, indo buscá-las. Estamos vivendo um tempo em que as pessoas não estão nos procurando mais [para receber a vacina]. Nós precisamos fazer essa tarefa ainda em 2021, para que possamos ter um 2022 melhor”, afirmou o secretário.
Até sábado (11), 3.092.431 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 2.490.146 completaram os esquemas vacinais. Desses, 2.425.852 tomaram as duas doses e 64.294 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, haviam sido aplicadas 10.450 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 331.685 doses de reforço na população. Os números não estão atualizados por conta do ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde.