Novas manchas de óleo foram encontradas nesta sexta-feira (31) nas praias de Areia Dourada, Camboinha, Formosa e Ponta de Campina, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Estes locais sempre recebem muitos turistas nesta época, por causa das festas de Réveillon.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/F/M/XWZS5DR3iBcfA5NAyOwg/oleo-nas-praias-cabedelo-felicia-arbex-tv-cabo-branco-.jpg?w=696&ssl=1)
Manchas de óleo foram encontradas em trechos das praias e sujaram banhistas — Foto: Felícia Arbex / TV Cabo Branco
De acordo com banhistas, as manchas começaram a aparecer às 14h, no momento em que a maré na área dessas praias começou a encher.
Equipes da Capitania dos Portos da Paraíba e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabedelo foram até os locais, mas informaram ao g1 que só vão se pronunciar após uma análise do material recolhido.
A preocupação dos moradores e turistas é que as manchas são semelhantes às encontradas em vários estados brasileiros, incluindo a Paraíba, em 2019.
A vendedora ambulante Irene Ramos disse, em entrevista à repórter Felícia Arbex, da TV Cabo Branco, pela manhã não havia registro de manchas nas praias, confirmando o relato dos banhistas.
“Notei muitas pintinhas de piche, que é como conhecemos o óleo nessa consistência mais endurecida. As praias estavam cheias, mas os banhistas acabaram indo embora, pois alguns apareceram com óleo nos pés e até no cabelo. Quando eu cheguei de manhã não tinha nada e apareceu depois que a maré começou a encher”, disse.