Uma ventania surpreendeu banhistas e desprendeu a cobertura de uma loja de locação de triciclos e bicicletas, na orla de João Pessoa, no fim da manhã desta quinta-feira (27). Imagens gravadas por um morador da capital paraibana, na praia de Cabo Branco, mostram a situação no local (veja no vídeo acima).
Quando o vento começa a ficar mais forte, as cadeiras de plástico são levadas. Também é possível ver que os banhistas começam a desarmar as barracas e se preparam para deixar a praia.
“O pessoal se organizando pra deixar as suas tendas […]. Tá vindo uma boa boa chuva […]. As cadeiras voando, expulsando os banhistas […]. Tá na hora de todo mundo ir pra casa”, diz Pedro Nunes, enquanto narra as imagens.
Na metade do vídeo, a ventania fica ainda mais intensa, tornando impossível entender o que o banhista que gravou as imagens diz.
No mesmo ponto, a cobertura de uma loja de locação de triciclos e bicicletas foi desprendida. Ao g1, a equipe do estabelecimento contou que funcionários estavam no local quando o acidente aconteceu, mas ninguém ficou ferido.
O dono foi até a loja, retirou o material e guardou para que seja recolocado quando a chuva na cidade diminuir.
Previsão é que chuva e vento fiquem mais fortes no período da tarde
A previsão da Agência Executiva das Águas da Paraíba (Aesa-PB) é de chuvas para a região litorânea nesta quinta-feira (27). Segundo a meteorologista Carmem Becker, esses fenômenos devem ficar mais fortes no período da tarde, junto com o aumento da temperatura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/m/3/VkLQYdSLGOjkjO4dFTZQ/chuva-desprende-cobertura-de-loja-em-joao-pessoa.jpg?w=696&ssl=1)
Ventania desprende cobertura de loja em João Pessoa — Foto: Pedro Nunes/Arquivo pessoal
Ainda conforme Carmem, a ventania foi causada pelo tipo de nuvem chamada de cumulonimbus – geralmente agregada com ventos fortes, raios e trovoadas – que se formou na região de nebulosidade.
A meteorologista também disse que esse evento é comum nos meses de dezembro, fevereiro e março. Ainda há previsão de pancadas de chuva nas regiões do Brejo, Agreste, Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão.