Esta segunda-feira (28) é a data limite para que as empresas entreguem os informes de rendimento de 2021 aos contribuintes, para que eles façam a declaração do Imposto de Renda. O prazo para enviar a declaração à Receita Federal só se inicia no dia 7 de março e vai até 29 de abril, mas o limite de hoje dá justamente o tempo necessário para que os contribuintes organizem todos os documentos.
Os especialistas recomendam que todos os documentos sejam separados o mais rápido possível, para que o contribuinte garanta a melhor restituição ou menor pagamento, diminuindo as chances de ser pego na malha fina. Assim como, é recomendado que a entrega seja feita nos primeiros dias do prazo, aumentando a possibilidade de entrar nos primeiros lotes de restituição.
As instituições financeiras e entidades de previdência complementar também precisam disponibilizar, até esta segunda-feira, os informes de rendimento aos clientes, com dados das aplicações financeiras e saldos existentes ao final de 2021 de todas as contas e investimentos.
RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
A restituição do Imposto de Renda nada mais é que a devolução do valor que foi pago a mais na declaração do imposto. Em resumo, quem pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano tem saldo a ser restituído e pode resgatá-lo.