Já são três dias seguidos sem nenhum registro de internação por covid-19 no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. O último paciente admitido deu entrada na unidade no sábado (19). Atualmente, o HC tem cinco pacientes internados na ala Covid, todos eles em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva.
“Mais uma vez conseguimos avançar no combate à covid e essa redução no número de internações se atribui à vacinação em massa aqui no estado. Nós estamos com uma porcentagem de vacinação da população acima de 80%, e doses de reforço acima de 50%, o que vem demonstrando a eficácia da vacinação, trazendo um menor agravamento dos casos em relação à transmissibilidade. Outro detalhe que tem feito a diferença desde o começo é a seriedade como a pandemia vem sendo conduzida pela Secretaria de Saúde em toda a Paraíba,”, destaca a diretora geral do HC, Vívian Rezende.
Outro dado positivo é que, desde a última quinta-feira (17), a unidade não contabiliza nenhum paciente com covid-19 internado na enfermaria. Através da redução na taxa de ocupação, o hospital tem conseguido ampliar as ações do programa Opera Paraíba, com a realização de cirurgias diárias no hospital.
“Temos voltado gradativamente à rotina de cirurgias eletivas com a realização de cerca de 40 procedimentos diários, atingindo assim um maior número de pessoas que passam a ter uma melhor qualidade de vida,” destaca o diretor técnico, Thyago Morais.