A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza diversos tipos de coleta de resíduos sólidos. Há a coleta domiciliar, a de entulhos e a de resíduos de poda de árvores. Mas, outra coleta importante é a de materiais de médio porte, como móveis, eletrodomésticos e colchões. O serviço gratuito é feito pelo “Cata-Treco”, que recolhe os materiais mediante agendamento.
Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o objetivo do serviço é evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos nas vias públicas, terrenos ou encostas de rios. “Os alagamentos são consequência do descarte irregular de resíduos, algo que pode ser evitado a partir da consciência ambiental das pessoas”, frisa.
A funcionária pública Síria Bandeira ligou para a Emlur para solicitar o recolhimento de uma geladeira. “Se não fosse o Cata-Treco, eu teria que pagar um serviço de frete para me desfazer da geladeira. O melhor é saber que o produto vai ser doado a quem precisa”, afirma.
Síria Bandeira elogiou a agilidade do serviço da Emlur. “Fiz a solicitação e, em menos de dez dias, a equipe esteve aqui. Estão de parabéns”, comenta a servidora pública. Esta já é a segunda vez que ela aciona o Cata-Treco. Da outra vez, a servidora se desfez de uma escrivaninha de madeira.
O serviço do Cata-Treco recolhe produtos que podem ser reutilizados, a exemplo de fogão, sofá ou geladeira, e posteriormente, doados. Os materiais que não podem ser reaproveitados são encaminhados ao aterro sanitário.
A Emlur alerta que o descarte de materiais nas ruas é um ato ilícito e punível com multa, conforme o Código de Posturas do Município de João Pessoa. As equipes da Autarquia fiscalizam a prática para evitar a criação de “pontos de lixo”, na Capital. O mobiliário deixado nas ruas também pode ocasionar a proliferação de roedores e insetos, prejudicando a saúde da população.
Acesso – Para solicitar o serviço do Cata-Treco, a população pode entrar em contato com a Emlur pelos telefones 0800 083 2425, 3214 7628, 3214 7644 e 3214 7660. O contato também pode ser feito pelo programa Prefeitura Conectada, por meio do link https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10