A Operação Apátia, coordenada por equipes do Grupo de Atuação Especial Contra Crime Organizado (Gaeco), policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Controladoria Geral da União (CGU), foi deflagrada nesta terça-feira (23), em Sapé e Sobrado.
A ação tem o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Sapé. As investigações miram a ocorrência de possível usurpação de funções públicas no âmbito da Secretaria de Finanças do município.
De acordo com as investigações, um servidor teria sido nomeado em janeiro de 2021 para exercer o cargo de secretário municipal, mesmo tendo sido condenado por ação de improbidade administrativa e ter as suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), quando era presidente da Câmara Municipal de Sobrado.
Após recomendação do MP, ele foi exonerado do cargo em maio do ano passado, mas conforme os investigadores, teria continuado exercendo a função de secretário.
A operação conta com a participação de três equipes do Gaeco, duas equipes da CGU e duas equipes da Polícia Civil.