A Escola Técnica em Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com 25 vagas dísponíveis para o curso técnico em Cuidados de Idosos. As inscrições começam no dia 31 de agosto e seguem até 08 de setembro. O curso é voltado para quem já concluiu o ensino médio e deseja se capacitar.
O curso serve para quem deseja se aperfeiçoar em uma área profissional em expansão, recebendo formação qualificada para atuar nas funções básicas de manutenção e prevenção da saúde e apoio à reabilitação e recuperação, favorecendo a autonomia do idoso em cuidados com a saúde corporal e mental.
As vagas são ofertadas para complementação da turma 2022.1. O curso é gratuito e tem duração de 1 ano e meio, com aulas predominantemente no período da tarde. A inscrição é online pelo Sistema Integrado em Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), na aba Processos Seletivos – técnico.
Os candidatos deverão anexar no momento da inscrição, em arquivo no Formato PDF, documentos como CPF e RG, histórico escolar ou equivalente (carimbado e assinado pela instituição ou com certificação digital da instituição de ensino) e documentação comprobatória exigida nos casos de reserva de vaga, conforme orientado no edital.
O processo de seleção será realizado mediante análise de desempenho, considerando as notas das disciplinas de Português, Matemática e Biologia ou disciplinas equivalentes, do 3º ano do Ensino Médio ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens ou Adultos (ENCCEJA). O candidato poderá também optar por utilizar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2010 a 2021. Poderá ser utilizada apenas uma dessas formas de entrada.
Haverá reserva de vagas para candidatos com 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, dentre estas haverá proporções de vagas reservadas para candidatos pretos, pardos, indígenas ou com renda familiar bruta igual ou menor que 1,5 salário-mínimo por pessoa.
A lista preliminar sai no dia 13 de setembro e o resultado final do processo está previsto para o dia 26 de setembro no site da ETS. Após esse período os candidatos aprovados devem realizar o cadastramento online obrigatório e a matrícula conforme orientações a serem publicadas em novo edital.