O aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu 76 denúncias, em 18 municípios, com indícios de irregularidades durante as Eleições 2022 na Paraíba.
A cidade de João Pessoa lidera a lista de denúncias, com 28 registros, e Campina Grande aparece em seguida, somando 19 casos. Em terceiro lugar, Santa Rita aparece com três queixas no aplicativo.
Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como: compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político; uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social. A apuração de todas essas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
Confira a lista:
- João Pessoa: 28
- Campina Grande: 19
- Santa Rita: 4
- Cabedelo: 3
- Catolé do Rocha: 3
- Conde: 3
- Itapororoca: 2
- Mataraca: 2
- Araruna: 1
- Aroeiras: 1
- Bernardino Batista: 1
- Cabedelo: 1
- Cajazeiras: 1
- Dona Inês: 1
- Ingá: 1
- Patos: 1
- Rio Tinto: 1
- Tavares: 1
Sobre o aplicativo
O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições a partir de 2018 e obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.