Na noite desta quinta-feira (29), nos estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro, acontece o último debate entre candidatos à Presidência da República antes da votação de domingo (2), que marca o primeiro turno das eleições gerais. Esse momento pode ser decisivo para muitos eleitores.
O debate, que é o terceiro entre os postulantes ao Palácio do Planalto, acontece a partir das 22h30, e será mediado pelo jornalista William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional. O embate pode durar até 1h40.
Participarão o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) o ex-presidente Lula (PL). Além dos nomes que mais pontuam nas pesquisas eleitorais, também estarão presentes Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (NOVO), Kelmon Souza (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UNIÃO).
Conforme a Legislação Eleitoral, foram convidados os candidatos com representação no Congresso Nacional, com no mínimo cinco parlamentares, além de não apresentarem impedimento na Justiça.
Entenda as regras
Os lugares dos sete participantes foram definidos por ordem alfabética. As regras desse debate preveem que os candidatos à Presidência façam as perguntas que quiserem durante o primeiro e o terceiro blocos, já o segundo e o quarto terão temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará as suas considerações finais.
Durante o debate, os candidatos deverão fazer a pergunta em 30 segundos e terão 1 minuto para a réplica, enquanto o candidato que responder terá 3 minutos para dividir como quiser entre a resposta e a tréplica.
Cada candidato poderá escolher a quem vai direcionar a pergunta, mas não poderá repetir o nome. Além disso, o postulante escolhido para responder não poderá ter sido questionado anteriormente no mesmo bloco.