Os testes para dignosticar a monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, devem ser realizados na Paraíba muito em breve. Atualmente, os casos em investigação tem as amostras coletadas e enviadas em lotes ao Intituto Manguinhos, no Rio de Janeiro. A informação chegou a ser adiantada pelo ministro Marcelo Queiroga, que chegou a mencionar que, ainda em agosto, cada estado estaria realizando o procedimento.
O Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), realizou nessa quinta (20) e sexta-feira (21), treinamentos para aplicação da metodologia de diagnóstico. A expectativa é que o início das testagens em solo paraibano ocorra na próxima semana.
O diretor do Laboratório Central da Paraíba, Bergson Vasconcelos, afirma que os exames realizados dentro do estado propiciarão resposta rápida ao segmento assistencial.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), a Paraíba tem 142 casos suspeitos, 33 confirmados e dois classificados como “provável”, além de que 260 foram descartados.