Estado da Paraíba realiza ‘Dia D’ de vacinação contra covid-19 em 223 municípios

O objetivo da mobilização é ampliar a cobertura vacinal contra o agravo nos 223 municípios paraibanos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza neste sábado (26) uma nova edição do ‘Dia D de Vacinação contra a covid-19’. O objetivo da mobilização é ampliar a cobertura vacinal contra o agravo nos 223 municípios paraibanos. Serão ofertadas doses de vacinas para todas as idades, para colocar em dia o esquema vacinal de toda a população. Atualmente a Paraíba conta com 62,27% do público acima de 12 anos vacinado e apenas 20% da população acima de 30 anos com esquema completo, com duas doses de reforço.

No último boletim epidemiológico divulgado, 2.129 testes foram positivos entre a quinta (24) e a sexta-feira (25), dos quais 12 (0,56%) são moderados ou graves e 2.117 (99,44%) leves. Segundo apurou a reportagem, desde o início da pandemia até ontem (26) foram registrados 665.959 casos do novo coronavírus. 10.431 paraibanos perderam a vida devido a Covid-19, desde 2020.

De acordo com a chefe do núcleo de imunização do estado, Márcia Mayara, a vacina é fundamental para manter a população protegida da forma agravada da covid-19, mas é preciso completar o esquema de doses indicado para cada faixa da população.

“Todos os municípios paraibanos estão abastecidos com doses para todas as faixas etárias e prontos para a mobilização do próximo sábado, mas a população pode e deve procurar a sala de vacina mais próxima a qualquer momento para manter as doses em dia, principalmente a manutenção dos esquemas vacinais de forma completa com a 1ª e 2ª dose e reforços disponíveis pela faixa etária apta, para evitarmos o aumento do número de casos graves e a ocorrência de óbitos decorrentes da covid-19”, reforça Márcia.

Além da necessidade da ampliação das coberturas vacinais, a SES reforça a recomendação do uso de máscaras faciais como parte do conjunto de medidas a serem adotadas de forma integrada para prevenção, podendo ser usadas para a proteção de pessoas saudáveis (quando em contato com alguém infectado) ou para controle da fonte (quando usadas por alguém infectado para prevenir transmissão subsequente).

Permanece ainda a recomendação do uso de máscaras para pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela covid-19, como: locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui