Cerca de seis mil metros de cabos de energia foram furtados na capital paraibana em 2023, conforme dados de um levantamento divulgado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de João Pessoa. De acordo com a pasta, um boletim de ocorrência da Polícia Civil foi registrado e foram providenciados novos cabos por meio de processo licitatório, com pregão eletrônico.
“No Parque Parahyba, no Jardim Oceania, onde a Seinfra já havia feito a reposição de cabos por duas vezes, voltou a ser alvo de vários furtos em janeiro“, infirmou. Somando as ocorrências no Parque Parahyba I, II e II, o total de cabos furtados é de 3 mil metros, aponta o levantamento. Outros pontos da capital com registro de furtos são a Avenida Beira Rio, Avenida Ruy Carneiro, Avenida Epitácio Pessoa e Praça do Caju, no Bessa.
Segundo Joyce Alves, diretora de Iluminação Pública de João Pessoa (Dilup), informou que todos os cabos serão recolocados nos respectivos locais. “Vamos fazer a aquisição de material suficiente para repor todos os locais furtados e, em seguida, realizar o serviço de restabelecimento da iluminação. Esperamos, claro, que esse problema seja solucionado”, afirmou.