A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou, a partir desta segunda-feira (27), a instalação de redes 5G em seis municípios paraibanos: Bayeux, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.
Em João Pessoa, única cidade paraibana que dispõe da tecnologia até o momento, a ativação da rede de internet móvel de alta velocidade foi feita em julho do ano passado.
Segundo o planejamento feito pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), até o fim do primeiro semestre deste ano, a instalação da tecnologia deve ser liberada para mais 24 cidades do estado (veja lista no fim da matéria).
Mudança nas parabólicas
As redes 5G utilizam o mesmo espectro de frequência que as antenas parabólicas. Portanto, para contornar possíveis interferências causadas a parte dos cidadãos que utilizam antenas parabólicas da chamada Banda C, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) da Anatel criou um programa para distribuir, gratuitamente, às famílias carentes das capitais brasileiras e que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, kits contendo novas antenas digitais, conversores e cabos.
O pedido do kit e de instalação dos aparelhos pode ser feito por meio do site do Programa de Distribuição de Kits, criado pela EFA.
Redes 5G nos municípios da Paraíba
Cidades com rede ativa
- João Pessoa
 
Instalação liberada nesta segunda (27)
- Bayeux
 - Cabedelo
 - Cruz do Espírito Santo
 - Pitimbu
 - Rio Tinto
 - Santa Rita
 
Instalação a ser liberada até 30 de junho de 2023
- Alhandra
 - Caaporã
 - Conde
 - Lucena
 - Pedras de Fogo
 - Boqueirão
 - Campina Grande
 - Caturité
 - Montadas
 - Puxinanã
 - Riachão do Bacamarte
 - Baía da Traição
 - Fagundes
 - Lagoa Seca
 - Marcação
 - Massaranduba
 - Mataraca
 - Matinhas
 - Queimadas
 - Riachão do Poço
 - São José dos Ramos
 - São Miguel do Taipu
 - São Sebastião de Lagoa de Roça
 - Sobrado
 




