Uma nova solução de pagamento parcelado via Pix chega à cidade de João Pessoa com a missão de mudar a realidade do varejo regional. Em um país onde mais de 80% da população adulta detém uma conta bancária e uma chave Pix, mas somente 40% possui cartão de crédito, muitas pessoas ainda são excluídas da economia real.
É isso que a Addi, uma startup colombiana e que já atua no Brasil há dois anos, se propõe a resolver. Com um produto 100% digital e com as melhores taxas de aprovação do mercado, a fintech promete aumentar a disponibilidade de crédito no ponto de venda e criar oportunidade de compra para aqueles que mais precisam parcelar e hoje não conseguem.
De acordo com uma das líderes da empresa no Brasil, Daniela Vianna, a região é altamente promissora. Já presente em mais de 20 lojas de marcas como Chilli Beans, Óticas Diniz e Carmen Steffens, a expectativa é que a operação local cresça mais de 10 vezes até o final de junho.
Ainda de acordo com Daniela Vianna, a definição de sucesso está 100% atrelada a quantidade de vendas adicionais que a Addi é capaz de trazer. Em média, a solução hoje é capaz de gerar um aumento de 30% no faturamento da loja, resultante de um ticket médio 1,5x maior comparado aos demais meios de pagamento e de uma conversão de vendas acima de 50%.
Daniela também comentou que o Pix parcelado da Addi tem se mostrado ainda mais efetivo nos setores de moda, calçados, acessórios e cosméticos, onde o valor médio de venda é menor e o público é altamente digitalizado.
Além desses segmentos, a empresa também tem visto crescimento significativo de verticais como eletroeletrônicos e óticas, reforçando a diversidade de negócios que podem se beneficiar com essa nova tecnologia.
O segredo, segundo ela, é uma jornada extremamente simples: o cliente na hora do pagamento pode escolher pagar 100% à vista, ou parcelar. Nesse último caso, ele paga 25% do valor da compra como entrada e pode escolher parcelar o restante em até 6x mensais, sem precisar de um cartão de crédito ou boleto.
O lojista, do outro lado, recebe o valor cheio da compra 100% protegido de qualquer risco de inadimplência ou fraude, a Addi apenas desconta uma taxa de administração. “É como se agora todo mundo pudesse ter seu próprio ‘carnê das Lojas Bahia’, mas sem precisar se preocupar se o cliente vai pagar amanhã!”, brinca Daniela.
Se o consumidor quiser ainda mais agilidade no processo, a Addi também oferece mais uma ferramenta para incrementar as vendas, o “pré-aprovado na loja”. Nesse caso, o cliente escaneia o QRCode disponível no ponto de venda e, em menos de um minuto, já sabe quanto pode gastar. Dados da companhia mostram que essa solução ajuda a converter 8 a cada 10 vendas.
Para completar, Daniela reforçou o quanto acredita na missão e solidez da empresa. Segundo informações públicas, a Addi já recebeu mais de R$1,1 bilhão em aportes e continuará expandindo seus serviços e soluções inovadoras para impulsionar cada vez mais o varejo brasileiro.