O Projeto de Lei conhecido como PL das Fake News (PL 2630/20), que cria a Lei Brasileira de Liberdade, deve ser votado nesta terça-feira (2) na Câmara dos Deputados. Após ser aprovado o requerimento de urgência para a votação do PL, na última terça-feira (25), o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deve reunir o colégio de líderes para saber se colocará o texto para análise.
A maioria da Bancada Paraibana votou pela urgência na votação do PL. Apenas Cabo Gilberto (PL) e Ruy Carneiro (PSC) votaram contra. Já Mersinho Lucena (Progressistas) e Wellington Roberto (PL) estiveram ausentes na votação.
Entre os deputados paraibanos que mais tem defendido o PL está o socialista Gervásio Maia. Ele acredita que o projeto pode ajudar pessoas a serem protegidas de fake news, inclusive crianças.
Em suas redes sociais, o parlamentar fez uma crítica a campanha do google. “O projeto quer salvar seu filho das plataformas que permitem mutilação, incitação ao suicídio, ataques a escolas e exploração sexual”, escreveu.
Por outro lado, a oposição ao presidente Lula (PT) também tem se manifestado contra o projeto. O deputado Cabo Gilberto (PL) fez questão de expressar sua opinião contrária ao projeto que vem chamando de “PL da Censura”.