A Secretaria de Estado da Saúde realiza, neste sábado (20), mais um Dia D de vacinação na Paraíba para ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. A mobilização vai oferecer aos paraibanos as doses da vacina contra influenza, covid-19 e todos os imunizantes do calendário de rotina para atualização das cadernetas que estão em atraso.
Serão 698 salas de vacinas distribuídas em 216 municípios. A vacina bivalente também estará disponível para todo público a partir de 18 anos que tenha tomado duas doses ou mais, sendo a última há, no mínimo, quatro meses.
Atualmente, a vacina contra influenza alcança a cobertura de 52,27% na Paraíba – a meta é de 90% da população elegível. Para o público de crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, a cobertura é de 42,54%. No estado, o público-alvo para esta campanha está avaliado em pouco mais de 1,5 milhão de pessoas. A Paraíba está em 1º lugar em percentual de vacinados em comparação aos demais estados do Brasil. Apesar dos esforços – realização de Dia D de vacinação e do programa Vacina Mais Paraíba – a cobertura para influenza ainda é insuficiente e casos da doença continuam sendo identificados.
O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, destaca que os casos de influenza são mais frequentes com o fim do verão, por isso, a vacinação é importante para proteger a população do vírus. “Em 2023, a Paraíba registrou 105 casos de influenza e, entre os dias 4 de fevereiro e 15 de maio, ocorreram 14 óbitos. Cinco das vítimas, lamentavelmente, eram crianças menores de seis anos, que são parte do grupo elegível para essa vacina.
O secretário afirma que as doses estão disponíveis em todos os municípios do estado. “Em mais um Dia D, estamos facilitando o acesso das famílias que não têm disponibilidade durante a semana para receber as vacinas. É importante que todos compareçam ao posto de saúde, levem seus familiares, principalmente as crianças. Lembrando que teremos vacinas que protegem contra influenza e contra covid-19, além de todas as outras que já fazem parte da nossa rotina. As vacinas são veículos importantes de proteção e há muitos anos vêm salvando vidas”, ressaltou.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) tem um amplo calendário de vacinas com doses que protegem a população desde o nascimento até a idade adulta, incluindo um calendário exclusivo para o idoso. As vacinas protegem contra doenças graves e que podem trazer sequelas permanentes ou levar ao óbito. A SES reforça que as vacinas são seguras e que todos os municípios estão abastecidos com as doses para realização do Dia D contra influenza, covid-19 e as demais doenças imunopreveníveis.