O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o governador da Paraíba, João Azevêdo, realizaram uma agenda conjunta na manhã desta segunda-feira (22). Os dois visitaram obras de trânsito, como por exemplo, as de mobilidade executadas na área da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Os gestores visitaram obras do Parque das Três Ruas, nos Bancários, e do Parque da Cidade, no Bessa, assim como as obras de mobilidade nos entornos.
Parque das Três Ruas (Bancários)
A princípio, a agenda começou no bairro dos Bancários, onde foram vistoriados os serviços do Parque Linear das Três Ruas e da ponte que vai ligar o local à Universidade Federal da Paraíba.
Com investimento de mais de R$ 10,6 milhões, o projeto entra em uma área de 9,3 hectares, com diversos locais de lazer, convívio e contemplação.
Entre os equipamentos previstos estão quadras para a prática de esportes, decks de madeira para contemplação da natureza, pista para caminhada e ciclovia de 1,6 quilômetros (km), espaço para esportes radicais, calçadas padronizadas e com acessibilidade, iluminação em LED, bancos, jardins, lugares para ações, totens, estacionamento e bicicletário.
Triplicação
De acordo com o governador, a Rua Tabelião Estanislau Eloy, na área da UFPB vai passar por obras de triplicação para melhorar o trânsito. Ela conecta o giradouro do bairro Castelo Branco com a entrada dos Bancários.
Rodeada por matas, a rua que deverá passar por triplicação fica em frente ao Hospital Universitário Lauro Wanderley. Apesar disso, o governador não deu mais detalhes do projeto .
Esquema de mobilidade se completa com obras do Altiplano
Em andamento desde 2021, as obras de implantação e pavimentação do trecho que ligará a Avenida João Cirilo, no Altiplano, ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, continuam em João Pessoa.
O governador assinou a ordem de serviço no valor de R$ 14,7 milhões em outubro de 2021.
Os serviços, que terão uma extensão de 2,44 km, têm o objetivo de ampliar a malha viária urbana com uma nova ligação entre bairros; diminuir o tempo de deslocamento; e atender diretamente mais de 1,3 milhão de pessoas.
Conforme João Azevêdo, a via interligará o Hospital Universitário, passando pelo Rio Cuiá, onde haverá uma ponte, chegando à Avenida João Cirilo. Também está em construção a duplicação da avenida principal de acesso ao Altiplano.