A Câmara Municipal de Alhandra reprovou a prestação de contas do ex-prefeito Renato Mendes Leite, referente ao exercício financeiro do ano de 2012. O ex-gestor já teve as contas do exercício de 2010 reprovadas pela Casa Legislativa, além de diversas condenações em prestações de contas imputadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
A reprovação mais recente aconteceu durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (29) na Casa Manoel Torres Filho.
Os vereadores votaram e reprovaram a prestação de contas do ex-prefeito Renato Mendes Leite. Votação foi unânime dentre os presentes, contando com sete votos favoráveis à reprovação das contas.
Os vereadores Jeremias Santos, João Ferreiras e Moízes Marinho estavam ausentes da sessão.
Condenação em 2020
O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) reprovou as contas de Renato Mendes e determinou a restituição aos cofres públicos da quantia de R$ 816.545,80 e aplicou multa ao gestor de R$ 8.000,00. As contas reprovadas são referentes ao exercício financeiro de 2018.
Gancho na candidatura
O juiz Antônio Eimar de Lima, da 73ª Zona Eleitoral de Alhandra, indeferiu, em outubro de 2020, a candidatura à reeleição do prefeito Renato Mendes.
O magistrado acabou acatando os pedidos de impugnação formulados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação ‘Plantando Esperança’, composta pelos partidos PL, PP e MDB, contra o registro da candidatura do democrata.