Passageiros de transporte público de João Pessoa devem ser beneficiados com a incorporação de 20 novos ônibus à frota, a partir de quinta-feira (15). A iniciativa atende o pedido da população que enfrenta problemas na estrutura dos veículos.
A segunda etapa de inclusão dos novos ônibus foi anunciada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), que prevê a entrega de 90 coletivos até o fim do ano. A última inserção de veículo ocorreu no início de maio deste ano. Essa medida deve reduzir a idade média da frota pessoense, que hoje é de 11 anos. No Brasil, o mesmo índice é de seis anos.
De acordo com o Sintur-JP, os ônibus possuem novos motores a diesel com tecnologia BlueTec 6, da Mercedes-Benz, o que os torna menos poluentes. A promessa é que a capital paraibana seja o primeiro município brasileiro com esta tecnologia.
Idade média da frota
Em João Pessoa, a idade média da frota chegará aos 7 anos ao fim das entregas previstas até o fim de 2023. No entanto, a redução deixará João Pessoa ainda atrás da realidade brasileira cujo tempo médio da frota nas principais capitais é de seis anos. Os dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), divulgados em agosto de 2022. O levantamento ainda constatou que esse é o pior índice do Brasil em 27 anos.