Municípios pedem socorro: o que querem os prefeitos para saírem da crise

Pautas dos prefeitos deverão ser tratadas pelos membros da bancada federal no Congresso

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) reuniu, nessa segunda-feira (24), 150 prefeitos para discutir com a bancada federal paraibana no Congresso temas de interesse dos Municípios.

Os gestores pediram ajuda e relataram as dificuldades enfrentadas com a falta de repasses das emendas parlamentares que vem afetando diretamente o andamento das administrações municipais.

O encontro que aconteceu no Hotel Manaíra, em João Pessoa, contou com as presenças do coordenador da bancada, deputado Damião Feliciano, do senador Efraim Filho, dos deputados Gervásio Maia e Cabo Gilberto.

O que pedem os gestores

Entre os pontos solicitados, estiveram a votação da PEC 25/22 que prevê a ampliação de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para que os municípios possam arcar com os custos do piso da enfermagem; o pagamento de emendas parlamentares; a política de desonerações dos impostos sobre os combustíveis, telecomunicações e energia, implantada pelo Governo Federal desde julho de 2022, que está impactando diretamente os repasses aos municípios.

Ainda foi pauta da reunião o apoio da bancada federal ao projeto de Lei 334/23, de autoria do senador Efraim Filho, que prorroga o prazo de vigência referente à contribuição previdenciária sobre a receita bruta e ao acréscimo de alíquota da Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Serviços do Exterior (Cofins/Importação) sobre determinados bens.

A questão dos royalties também foi discutida e cobrada aos integrantes da bancada.

Tem solução?

As pautas dos prefeitos deverão ser tratadas pelos membros da bancada federal no Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui