Homens e mulheres, com idades entre nove e 45 anos, podem se vacinar contra o Papilomavírus Humano (HPV), na Paraíba. O imunizante, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é quadrivalente, ou seja, previne contra as principais complicações do HPV, pois confere proteção contra quatro tipos do vírus. A dosagem é recomendada para vítimas de violência sexual.
O boletim epidemiológico que se refere à violência sexual, divulgado pelo Ministério da Saúde, em maio deste ano, mostrou que, entre 2015 e 2021, foram notificados 202.948 casos contra crianças e adolescentes, sendo 35.196 notificações apenas em 2021, o que representa o maior número do período analisado.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara, a inclusão da vacinação contra o HPV para as pessoas vítimas de abuso sexual, é uma estratégia de saúde pública no enfrentamento contra esse vírus. “A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da família dos 223 municípios do estado. Quem está dentro dos critérios e tem a indicação de tomar a vacina contra o HPV é só buscar a unidade de saúde mais próxima para colocar em dia o seu esquema de vacinação contra o HPV”, explicou.
O que é o HPV?
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo e está associado a 80% dos casos de câncer do colo do útero e a mais da metade dos casos de câncer na vulva, pênis, ânus e orofaringe. Além disso, 90% das verrugas genitais são provocadas pelo HPV. A vacina é o melhor meio de prevenção contra os variados tipos de HPV, tanto aqueles que podem causar uma IST, como aqueles que podem progredir para o câncer cervical (de colo de útero).