O programa João Pessoa Parcerias, lançado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa nesta terça-feira (29), terá projetos nas áreas da saúde e mobilidade urbana, além de otimizar o funcionamento dos serviços públicos.
Segundo a gestão, isto ocorrerá através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). A estimativa é de que os projetos gerem um investimento de R$ 500 milhões durante o período de contratação, que será de trinta anos.
Entenda, abaixo, quais áreas serão contempladas pela iniciativa:
Mobilidade urbana
Um dos primeiros projetos, revelados pelo prefeito Cícero Lucena na apresentação do programa, prevê a abertura de quase seis mil vagas de estacionamento rotativo em várias áreas da Capital, incluindo um edifício-garagem no Mercado Central, com capacidade para 618 veículos, entre carros e motos.
Mais da metade destas vagas (3.494) são destinadas à região do Centro de João Pessoa. Na Orla, estão previstas 1.754 vagas.
Gestão de cemitérios públicos
Outro projeto destacado pelo gestor será a mudança na gestão e gerenciamento dos cemitérios públicos, com a reforma dos já existentes e a construção de um novo, ambos com investimento da iniciativa.
O novo cemitério, segundo o prefeito, seria construído entre os bairros de Mangabeira e Valentina Figueiredo.
Saúde e infraestrutura
O João Pessoa Parcerias também prevê a reestruturação do Hospital Ortotrauma de Mangabeira, além da construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Também estão previstos um projeto para iluminação pública, com 100% da geração de energia renovável, além de criação de banheiros públicos nos mercados, praças e na orla da Capital.