O trabalho de governança e compliance desenvolvido pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) será apresentado para gestores de organizações públicas de todo o País no evento “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) 2023/2024: desafios e oportunidades”, que será realizado nesta sexta-feira (15) e organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O chefe da Assessoria de Gestão de Risco e Compliance da Cagepa, Josiclei Cruz, vai palestrar sobre as ações e mudanças implementadas nos últimos dois anos que levaram a Companhia ao patamar de referência de gestão no Estado.
O evento vai debater os desafios e oportunidades do PNPC para 2023/2024, apresentando o histórico do programa, seu roteiro de atuação, discutindo o papel das controladorias públicas na implementação das práticas do e-Prevenção e as ações programadas para os próximos anos.
Mais de 10 mil instituições da administração direta e indireta de todo o país são acompanhadas pelo Tribunal de Contas da União por meio do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. De acordo com o assessor de Gestão de Risco e Compliance, dessas 10 mil, a Cagepa foi destaque na Paraíba (entre as 72 no Estado) e despontou no cenário nacional por causa da sua performance. “Esse desempenho foi resultado das mudanças implementadas e as boas práticas que levaram a Companhia a melhorar seus níveis de governança sem perder seu poder de compra”, explicou.
Com o movimento de busca pela transparência iniciado nos últimos anos, o TCU disponibilizou espaço para acesso ao e-Prevenção, uma plataforma para auxiliar as organizações públicas a diagnosticarem sua suscetibilidade à corrupção e a melhorarem seus sistemas institucionais de prevenção. “Por meio do e-Prevenção, a Cagepa traçou os melhores caminhos para a implementação de um sistema de integridade de alto nível e, assim, evoluiu na prevenção à corrupção do ano 2021 para 2022. O resultado tem despontado porque a Companhia tem levado a sério esse movimento, formalizando as práticas e se engajando”, explicou Josiclei.
Os gestores e técnicos interessados em participar do evento podem se inscrever clicando aqui. O debate pode ser acompanhado às 10h da próxima sexta-feira (15), no YouTube do TCU.