A 4ª Vara Criminal de João Pessoa divulgou nesta quinta-feira (14), a condenação – em primeira instância – de três ex-dirigentes do Botafogo-PB e do ex-chefe da Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba. A decisão, dentro do escopo da Operação Cartola, é do juiz José Guedes Cavalcanti Neto.
Foram condenados Breno Morais, Guilherme Novinho, Zezinho Botafogo e José Renato. A decisão cabe recurso. A sentença sugere cumprimento da designação em penitenciária. Mas, as punições foram substituídas por multas e serviços comunitários.
A Operação Cartola teve como objetivo apurar os crimes cometidos por uma organização composta por integrantes da Federação Paraibana de Futebol (FPF), representantes de atletas e dirigentes de clubes na manipulação de resultados no futebol do estado. A operação foi deflagrada há cinco anos e meio, no dia 9 de abril de 2018.
Além dos condenados, outras três pessoas foram absorvidas: Alexandre Cavalcanti, dirigente do Botafogo-PB à época; Francisco Sales, ex-dirigente do Botafogo-PB e Alex Fabiano, empresário que agenciava jogadores.