Um incêndio de grande proporção atinge uma área de reserva no Sertão da Paraíba desde a última segunda-feira (25). O fogo se espalha no entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina, que fica entre os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. Nesta sexta (29), mais de 80 bombeiros realizam uma força-tarefa na tentativa de controlar as chamas.
O comandante regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Saulo Alves, afirmou que o incêndio no Sertão não está controlado e não há previsão para o término da ação de combate. “As condições climáticas dessa época do ano facilitam incêndios na nossa região. As altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar e os ventos fortes são alguns fatores que acabam favorecendo esses registros”, pontuou.
Ainda de acordo com o comandante, o entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina é um local de difícil acesso, o que acaba dificultando o trabalho dos bombeiros na região. Isso porque os militares só chegam ao local com equipamentos de combate de fácil transporte, como mochilas anti-incêndio e abafadores, por exemplo.
Possível causa
A condição climática nesta época do ano favorece o registro de incêndio na região do Sertão, mas essa pode não ter sido a principal causa da ocorrência no entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina. De acordo com o Coronel Saulo, o incêndio no Sertão paraibano que se mantém há quatro dias pode ter sido provocado por uma ação humana.
“A gente acredita que esse incêndio pode ter iniciado a partir de uma prática agrícola com fogo no entorno do parque. O fogo utilizado nessa ação pode ter perdido o controle”, afirmou.