João Pessoa inicia campanha Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama nesta segunda-feira

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer, na população feminina, em todas as regiões do Brasil

Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Atenção à Saúde e da Área Técnica de Saúde da Mulher, realiza, nesta segunda-feira (2), às 9h, no auditório do Instituto Cândida Vargas (ICV), o lançamento da campanha Outubro Rosa. O evento irá discutir a importância do rastreamento e diagnóstico precoce para o tratamento em tempo hábil e mostrar as ações que a saúde municipal pode oferecer para agilizar o acesso.

Durante o evento, acontecerá uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce, orientações sobre o fluxo correto de atendimento às pessoas que necessitem fazer a mamografia, ultrassonografia de mama e o tratamento.

Segundo a coordenadora da Área Técnica e Saúde da Mulher de João Pessoa, Rosselle Leite, a Prefeitura de João Pessoa tem desenvolvido ações nesta temática durante todo o ano. “A gestão municipal criou há dois anos o Programa Tudo Rosa, onde oferece gratuitamente a mamografia para todas as mulheres acima de 40 anos no mês do seu aniversário, com o objetivo de conscientizar as mulheres a se cuidarem o ano inteiro e não apenas no mês de outubro”, informou.

A diretora multiprofissional do ICV, Ana Giovana, destacou os trabalhos que o ICV vem fazendo para as mulheres. “Estamos entrando em um mês tão especial no cuidado da mulher, considerando que a maternidade tem um cuidado efetivo, seja na rede ambulatorial, na assistência às gestantes ou às mulheres vítimas de violência. O cuidado da mulher deve ser integral, de janeiro a janeiro. Seja cuidando da mama, da mente, do corpo, em toda a sua plenitude”, disse.

O evento contará com a participação dos representantes de todos os serviços de saúde da SMS. Será um momento oportuno para profissionais da Rede de Atenção à Saúde alinharem informações importantes sobre o rastreamento e seguimento dos casos alterados de câncer de mama.

Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa é internacional e tem o objetivo de relembrar, anualmente, a importância da prevenção do câncer de mama e o seu diagnóstico precoce, a fim de contribuir para a redução da mortalidade e promoção da qualidade de vida das pessoas acometidas pela neoplasia, em especial as mulheres, que representam 99% dos casos diagnosticados.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer, na população feminina, em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui