Correios anuncia greve às vésperas da Black Friday

Representantes da categoria ainda exigem melhorias no plano de saúde e condições laborais dignas

Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) convocou uma greve a partir de 23 de novembro, véspera da Black Friday. A paralisação por tempo indeterminado terá a participação de funcionários filiados aos sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão.

Conforme o comunicado à imprensa, a greve é motivada pela recusa da direção dos Correios em ajustar cláusulas do acordo coletivo enviado no dia 27 de setembro. A FINDECT cita que buscou dialogar com a empresa durante os últimos 50 dias. Entretanto, eles obtiveram uma resposta que negligência as demandas.

Quais são as demandas dos trabalhadores dos Correios?

A FINDECT cita que uma das 26 questões do acordo coletivo é a não incorporação de R$ 250 ao salário base. A direção dos Correios propôs que o valor fosse pago em “steps”. Segundo os sindicatos, isso “coloca em risco a estabilidade financeira da categoria”.

Outra demanda é relacionada a tributação sobre a bonificação de R$ 1.500 em janeiro de 2024. Os sindicalistas argumentam que a ação pode reduzir significativamente os ganhos dos trabalhadores que já são impactados por outros descontos em folha.

Os representantes dos trabalhadores dos Correios ainda exigem melhorias no plano de saúde e condições laborais dignas. Eles também pedem a realização de um concurso público para atualizar o “efetivo defasado há mais de uma década”.

“Esta greve não se limita à correção de inconsistências do acordo coletivo, mas busca reivindicar direitos e dignidade para os trabalhadores”, encerra a nota da FINDECT. Do Tecnoblog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui