Uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira (29) pela Polícia Federal, com o apoio das polícias militar e civil, resultou na prisão de oito indivíduos ligados a atividades criminosas, como roubo de carga, assalto a bancos e tráfico de drogas. A ação teve desdobramentos em Campina Grande e outras localidades na Paraíba.
O objetivo principal da operação foi desarticular uma extensa rede de traficantes de drogas no estado, que mantinha associação com assaltantes de cargas e bancos. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, expedidos pela vara de entorpecentes de Campina Grande.
A atuação policial resultou na prisão de diversas pessoas, sendo uma delas custodiada pela Draco. Além disso, foram bloqueadas 41 contas bancárias e apreendidos vários veículos registrados em nome de investigados, possivelmente adquiridos por meio de atividades criminosas.
A operação, denominada “Jammer”, faz referência ao equipamento utilizado pelos criminosos para bloquear o sinal dos rastreadores veiculares. Durante a ação, foram apreendidas diversas armas, um considerável número de munições e documentos falsificados, incluindo documentos públicos e cartões possivelmente clonados.
O trabalho policial é um desdobramento da operação Sol Nascente, realizada em 2021, que desarticulou um grande esquema de tráfico de drogas em diversos estados do país. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e roubo de cargas, com penas que, somadas, ultrapassam 20 anos de prisão.