A testagem de Covid-19 em pacientes com com sintomas gripais foi reforçada em João Pessoa. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde, que gerencia o serviço. Na unidade de referência, o hospital Clementino Fraga, nesta quarta-feira (6), há apenas um paciente internado com a patologia. De acordo com a assessoria de Comunicação da unidade, o estado de saúde é estável. Em 2023, João Pessoa registrou um total de 1.552 casos de Covid-19. Os números são do Boletim Epidemiológico do Governo da Paraíba.
Na capital, os testes para detectar a doença são realizados pelas Unidades de Saúde da Família, de segunda à sexta, das 13h às 16h. Antes, a designação para realizar o teste ficava a cargo do médico. Para ter acesso ao serviço, os pacientes devem estar com sintomas há pelo menos três dias. Também é preciso apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência em João Pessoa.
O resultado do teste é disponibilizado em um tempo médio de 15 minutos e os casos positivos serão orientados pelo médico da unidade, que fará os encaminhamentos necessários.
Vacinação
A vacinação contra Covid-19 está disponível na cidade para todos os públicos Os imunizantes podem ser procurados nas Unidades de Saúde da Família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h. Além disso, também está disponível o Centro Municipal de Imunização e as Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.
A cidade dispõe também de três pontos fixos localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários; no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h; e no Shopping Tambiá, funcionando das 12h às 20h.