A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc de João Pessoa emitiu um alerta aos beneficiários do Bolsa Família. A partir deste mês de janeiro, os usuários terão um prazo de até seis meses para realizar as atualizações necessárias em relação à inconsistência de dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, os benefícios permanecerão bloqueados até que a situação do usuário esteja regularizada.
A coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico), Margarida Galvão, explicou que a atualização tem como objetivo alinhar os dados do CPF registrados no Cadastro Único com os dados presentes na Receita Federal. Atualmente, o sistema do CadÚnico em João Pessoa identificou 554 cadastros irregulares. Durante o período em que o CPF estiver com pendências, a atualização do cadastro no sistema não será possível.
O pagamento do Bolsa Família para este ano está programado para iniciar no dia 18 e seguir até o dia 31. Caso haja irregularidades no cadastro, os beneficiários receberão uma mensagem no extrato de pagamento, indicando a necessidade de realizar a atualização. A verificação também pode ser efetuada online, por meio do site da Receita Federal.
Margarida Galvão destacou que o usuário deve resolver pendências, como a suspensão do CPF, antes de procurar o CadÚnico. Mudanças simples, como correção de erros de digitação ou troca de datas de nascimento, podem ser ajustadas no serviço. No entanto, alterações na base do CPF são incorporadas ao CadÚnico mensalmente, uma semana antes da extração mensal.
Situações que podem levar à pendência de inconsistência no CPF incluem divergência de titularidade, CPF suspenso ou cancelado na base da Receita Federal. Se a família possuir alguma pessoa enquadrada nesses critérios, receberá uma pendência no CadÚnico, refletida mensalmente no Programa do Bolsa Família.
Os beneficiários podem ser atendidos presencialmente na sede do CadÚnico, localizada na Praça Rio Branco, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. São disponibilizadas 200 fichas por turno para atendimentos presenciais. Atendimentos online podem ser realizados pelos telefones (83) 98161-2514, (83) 98161-7479 e (83) 3213-6122.